Crítica — por Sérgio Fazenda Rodrigues
/application/files/thumbnails/medium/9315/1372/6303/DAN4147.jpg
A 57ª edição da Bienal de Arte de Veneza, intitulada Viva Arte Viva, com curadoria de Christine Macel, recebe o trabalho de José Pedro Croft, que este ano dá rosto à representação oficial portuguesa.
Entrevista — por Isabel Carlos
/application/files/thumbnails/medium/9115/1372/7424/Ana-Vidigal-ALTA-1.jpg
Conversa com Ana Vidigal, em torno da sua recente exposição individual na Galeria Baginski.
Artigo — por Isabel Nogueira
/application/files/thumbnails/medium/4415/1372/9194/upload-5530cff0-3a4b-11e7-b108-410883383c88.jpg
Alberto Carneiro deixou-nos recentemente. A sua obra é difícil de inserir num movimento artístico particular ou fechado, mas é passível de algumas aproximações ou identificações, não obstante tratar-se, efectivamente, de um trabalho singular.
Crítica — por Sara Castelo Branco
/application/files/thumbnails/medium/7215/1376/4473/upload-1bd4a510-38bb-11e7-95c8-9123a0d69f2b.jpg
João Maria Gusmão e Pedro Paiva apresentam nesta exposição uma série de filmes potencialmente relacionáveis com diferentes campos como a etnologia, o primitivo, o alter-ego animal do homem, a mitologia ou uma reinvenção das convenções ligadas à História da Arte e à apresentação de objectos artísticos. Do realismo de Lumière à prestidigitação de Méliès – é a partir desta síntese de onde irrompeu o cinema que parecem também se cumprir os filmes de Gusmão e Paiva.
Entrevista — por José Marmeleira
/application/files/thumbnails/medium/1715/1376/4875/upload-1f9a5fa0-38bb-11e7-95c8-9123a0d69f2b.jpg
Um trabalho de mediação no espaço público e de reflexão teórica no universo ensaísta e académico. Estes podiam ser os principais traços da actividade de Delfim Sardo na cena artística portuguesa. A Contemporânea falou com o actual programador de artes plásticas da Culturgest.
Crítica — por Isabel Carlos
/application/files/thumbnails/medium/2815/1377/4220/18765986_1681697368510654_3192303845720354990_n.jpg
Olhando para as esculturas facilmente compreendemos o fascínio de Bulloch pela geometria e a referência a Euclides, o grego nascido em Alexandria que foi o pai da geometria.
Crítica — por Markéta Stará Condeixa
/application/files/thumbnails/medium/6115/1377/3019/Utopia_Distopia-1.jpg
Depois da inauguração oficial do novo edifício oval, em Outubro de 2016, o MAAT reabriu ao público no passado mês de Março, mas desta vez com todas as galerias laterais terminadas e com a inauguração da tão esperada exposição Utopia / Distopia.
Artigo — por David Silva Revés
/application/files/thumbnails/medium/8415/1376/6298/upload-25acc950-38bb-11e7-95c8-9123a0d69f2b.jpg
Este é um ano especial para a Appleton Square: completa uma década de existência. Dez anos de constante actividade e permanente consolidação de uma identidade formuladora da sua presença no mundo da arte portuguesa.
Outro Projecto — por Tiago Alexandre
/application/files/thumbnails/medium/1315/1376/8600/upload-36727500-38bb-11e7-95c8-9123a0d69f2b.jpg
Este ensaio visual surge de um convite da revista Contemporânea a Sara & André, a propósito do seu projecto de curadoria Curated Curators (II)
Crítica — por Maria Beatriz Marquilhas
/application/files/thumbnails/medium/1515/1376/5842/DBjZJUwWsAAYZgq.jpg
Patente na galeria Caroline Pagès até ao dia 27 de Maio, Teresa Henriques confere à relação do corpo com a arquitectura do espaço a mesma plasticidade que existe na linguagem.
Crítica — por Isabel Nogueira
/application/files/thumbnails/medium/5415/1377/1406/upload-bf70f2a0-3965-11e7-a872-8d544302fd12.jpg
O Museu da Fundação Oriente apresenta uma exposição colectiva, com curadoria de João Silvério, sob o título O Olhar da Sibila – Corporalidade e Transfiguração, na qual estão presentes obras de 37 artistas.
Crítica — por Hugo Canoilas
/application/files/thumbnails/medium/5815/1376/9163/upload-8edbc840-38d4-11e7-9329-87b1032e3dd0.jpg
A propósito da exposição de Tamás Kaszás que esteve patente na Fundação Calouste Gulbenkian.
Outro Projecto — por Rita Ferreira
/application/files/thumbnails/medium/2515/1377/5262/screenshot-895cb870-5cc4-11e7-9b48-0b4a15838a2d_readyscr_1024.jpg
Ensaio — por Mariana Roquette Teixeira
/application/files/thumbnails/medium/2815/1377/0330/DSC4004.jpg
Ao longo das últimas décadas, o curador de exposições tem vindo a ocupar um lugar cada vez mais influente no mundo da arte.
Ensaio — por Mariana Viterbo Brandão
/application/files/thumbnails/medium/5015/1377/2538/33180512711_3544c4559c_b.jpg
Almada foi moderno. E, portanto, paradoxal.
Crítica — por João Pinharanda
/application/files/thumbnails/medium/2515/1377/6092/screenshot-d9d9e250-5cc4-11e7-886f-e7c839bc1d27_readyscr_1024.jpg
Spectateur Éternel é uma obra que por um lado nos faz regressar ao clima (luminotécnia, ritmo de montagem etc.) de obras iniciais de Rui Calçada Bastos.
Voltar ao topo