4 / 20

Colophon

 

Comunidade enquanto Imunidade é um projeto transdisciplinar dedicado à reflexão e produção artística sobre as várias dimensões críticas do presente na sua, inevitável, relação com a pandemia COVID-19.

Criado pela revista Contemporânea, o projeto promove a criação e a edição de conteúdos inéditos propostos por 20 artistas, curadores, académicos, jornalistas, músicos, outras autoras e autores. Comunidade enquanto Imunidade propõe construir comunidade enquanto forma de imunidade social e cultural, perante os desafios, as incertezas e as diferentes precariedades que são instaladas pela(s) crise(s).

O programa do projeto é desenvolvido em parceria com uma rede de organizações culturais e integra um ciclo de cinco workshops temáticos, a edição de um número especial da revista — associado a um programa on-line com publicações, conversas e performances —, e o lançamento de um jornal em papel.

Todas as atividades são de acesso livre e vão acontecer, maioritariamente on-line, entre os meses de março e novembro de 2021.

Espaços de Distribuição do Jornal

Associação Saco Azul/Maus Hábitos; CCOP; Dentro; Escola das Artes Católica; FBAUL; Galeria Dínamo; Galeria Ocupa; Galeria Quadrado Azul; Hangar; Instituto; Livraria Térmita; Livraria ZDB; Matéria Prima; Mira Fórum/Espaço Mira; MNAC; O Armário; Ócio; Pedreira; RAMPA; Sismógrafo; Spirit Shop; Solar - Galeria Cinemática.

Autoras e Autores

Alejandro Alonso Díaz; Ana Margarida Abrantes; Andreia Santana; António Poppe; Carolina Ellis; Cátia Sá; Diana Policarpo; Djaimilia Pereira de Almeida; Gisela Casimiro; Hugo Canoilas; Jack Mugler; Miguel Mesquita; Odete; Pedro Barateiro; Peter Hanenberg; Rita Natálio; Rodrigo Ribeiro Saturnino; Sofia Lemos; Tita Maravilha; Vítor Belanciano.

Alejandro Alonso Díaz

É um curador e investigador sediado em Barcelona. Com experiência em História de Arte, Ciências Sociais e Filosofia, a sua prática curatorial e de escrita aborda os discursos sociopolíticos que giram em torno de noções de materialidade, ambientalismo, agência humana e comunidades interespécies. Atualmente dirige o espaço fluent — uma para-instituição de pesquisa artística, que promove diálogos interdisciplinares, localizada na cidade de Santander, em Espanha. Na fluente, programa ciclos de exposições, edições e eventos, tendo já trabalhado com artistas como Tamara Henderson, Mariana Silva, Paul Maheke e Louisa Martin, Tim Ivison & Julia Tcharfas e Laida Lertxundi. Como curador participou em projetos para a PAK///T, Amsterdão; EGEAC, Lisboa; Bienal de Performance, Atenas; Fundación Botín, Santander; Tenderpixel, Chisenhale, e Whitechapel gallery, ambas em Londres. Colabora regularmente para publicações e revistas de arte, como a Cura, El Cultural, Frieze, Mousse, Terremoto e Contemporânea.

Ana Margarida Abrantes

É investigadora sénior no CECC: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e docente da Faculdade de Ciências Humanas da mesma instituição. As suas áreas de investigação incluem os estudos de cognição e cultura, a linguística cognitiva, a poética cognitiva e os estudos alemães. Abrantes estudou Inglês e Alemão nas universidades de Aveiro, Essen e Innsbruck. Concluiu o mestrado em Linguística Cognitiva na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e obteve o grau de doutora em Língua e Literatura Alemã pela mesma universidade, em 2008. Entre 2006 e 2009 foi visiting scholar na Universidade de Aarhus, Center for Semiotics, e no Department of Cognitive Science da Case Western Reserve University, em Cleveland, USA.

Andreia Santana

(Lisboa, 1991) vive e trabalha em Nova Iorque. Licenciada em Artes Plásticas na ESAD: Escola de Artes e Design de Caldas da Rainha, participou no Programa de Estudos Independentes da Maumaus e é atualmente bolseira do programa de Studio Art da CUNY, Nova Iorque. Tem participado em vários programas de residências artísticas, nomeadamente a Residency Unlimited (Nova Iorque) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e Gasworks/Triangle Network no Hangar (Lisboa). Foi vencedora do Prémio Novo Banco Revelação, nomeada para o Ducato Prize (Itália) e recipiente de bolsas incluindo a Fulbrigh/Fundação Carmona e Costa, Criatório/CMP, Amadeo Souza Cardoso, e Fundação Calouste Gulbenkian [Delegação de França]. Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, em instituições como o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto; Hangar, Lisboa; Generali Milano; Galeria Filomena Soares; MAAT; Galeria Municipal do Porto; Cordoaria Nacional; La Nave, Madrid; Chiado 8; Galeria da Boavista, Lisboa; MACE: Museu de Arte Contemporânea de Elvas; e galeria Monitor, Lisboa. 

António Poppe

(Lisboa, 1968) poeta, artista visual, performer e professor de desenho. Estudou no Ar.Co, no Royal College of Arts em Londres e na School of the Art Institute of Chicago, onde realizou um Mestrado em Arte Performativa e Cinema como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana (FLAD). Tem trabalho híbrido de poesia artes visuais e performance, editado pela Assírio & Alvim (Torre de Juan Abad, 2001), Documenta (Livro da Luz, 2012), Douda Correria (medicin em 2015 e come coral em 2017), e Maripoza Azual (O Agitador e a Corrente, escrito com Mumtazz, 2020). Já atuou e expôs em espaços como: Museu de Serralves; Galeria Zé dos Bois; Galeria 111; Culturgest; e Fundação Carmona e Costa. Em 2015 participou em Oracular Spectacular: Desenho e Animismo, no Centro de Artes José de Guimarães (CIAJG); em 2017 expôs Watercourse, com Joana Fervença na Galeria 111, e participou em "Encontros para Além da História", sob o tema As Magias, no CIAJG. Em 2018, colaborou com Mumtazz na 6ª edição dos "Encontros para Além da História", sob o tema O Nascimento da Arte (d'après Georges Bataille), também no CIAJG; colaborou com o coletivo musa paradisiaca no ciclo Collaboration, com curadoria de Filipa Oliveira para o Quetzal Art Centre (Jachthuis Schijf, Holanda); e desenvolveu uma residência e seminário na Porta 33 no Funchal, enquadrada no ciclo "Mais importante do que desenhar é afiar o lápis", com curadoria de Nuno Faria. Em 2019, realizou uma exposição individual na Galeria Zé dos Bois em Lisboa, com curadoria de Natxo Checa. Ensina desenho e meditação. 

Carolina Elis

(Belo Horizonte, Brasil, 1993) vive e trabalha em Lisboa. É uma artista autodidata e dedica-se, maioritariamente, à ilustração, ao desenho digital e à colagem. O seu trabalho tem como base a sua experiência enquanto imigrante, negra, queer e doente crónica. Assume-se como “artivista” e, através de narrativas negras, procura transgredir o padrão eurocentrado de beleza para demonstrar a experiência e resistência dos corpos negros. Tem participado em várias publicações independentes, foi colaboradora do blogue Cidade das Damas e integrou o coletivo Estrela Decadente até 2020.

Cátia Sá aka GUTA

(Lisboa, 1983) é cantora e compositora. Explora a música eletrónica experimental nos limites da canção. Integrou como autora e vocalista a banda Guta Naki, até o seu término em 2014, e participou em Língua (2016), de Octa Push, um dos álbuns mais celebrados do duo lisboeta. No seu trabalho a solo tem experimentado a construção de instrumentos eletrónicos como processo de meditação e participado em projetos que desenvolvem a experimentação e o improviso enquanto forma de produção sonora. Em março de 2020, lançou Da Barriga, o seu primeiro álbum em nome próprio, com um concerto ao vivo na Galeria Zé dos Bois em Lisboa. É pós-graduada em Estudos Literários pela FCSH e, paralelamente à música, tem desenvolvido projetos comunitários associados à co-produção eco-social. 

Diana Policarpo

(Lisboa, 1986) vive e trabalha entre Lisboa e Londres. É artista visual e compositora. Desenvolve a sua actividade artística entre as artes visuais e a música eletroacústica, incluindo som, desenho, vídeo e escultura. O seu trabalho investiga cultura popular, saúde, política de género e relações interespécie, justapondo a estruturação rítmica do som como um material tátil dentro da construção social da ideologia esotérica. Já realizou exposições e apresentou as suas performances em instituições como: Kunsthall Trondheim (NO); Galeria Municipal do Porto (PT); MAAT (PT); CAV: Centro de Artes Visuais (PT); Kunsthall Oslo (NO); Kunstverein Leipzig (DE); Whitechapel Gallery (UK); e LUX Moving Image (UK). Foi vencedora do Prémio Novos Artistas Fundação EDP 2019.

Djaimilia Pereira de Almeida

É escritora. Autora de, entre outros, Luanda, Lisboa, Paraíso e A visão das plantas, distinguidos com o Prémio Oceanos. Escreve sobre fotografia e literatura na Quatro Cinco Um.

Gisela Casimiro

(Guiné-Bissau, 1984) é uma escritora, artista e ativista portuguesa. Publicou Erosão (Urutau, 2018) e fez parte de antologias como Rio das Pérolas (Ipsis Verbis, 2020), Venceremos! Discursos escolhidos de Thomas Sankara (Falas Afrikanas, 2020) e As Penélopes (Bairro dos Livros, 2021). Nos últimos anos assinou crónicas regulares no Hoje Macau, Buala e Contemporânea. Participou ainda em exposições no O Armário, Galeria Zé dos Bois, Balcony e Museu Nacional de Etnologia. Dirige o departamento de Cultura do INMUNE: Instituto da Mulher Negra em Portugal.

Hugo Canoilas

(Lisboa, 1977) vive e trabalha entre Lisboa e Viena. É licenciado em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design Caldas da Rainha e Mestrado em Pintura no Royal College of Art em Londres. Desenvolve desde 2019, o projecto coletivo A Gruta, na cave da Galeria Quadrado Azul em Lisboa. Das suas exposições individuais destacam-se: Buyoant, Galeria Martin Janda (Viena, AU, 2021); Pólipos cnidários reparados pelo olhar do observador, Museu de Serralves (Porto, PT, 2020); On the extremes of Good and evil, Mumok (Viena, AU, 2020); Antes do Início e Depois do Fim: Júlio Pomar e Hugo Canoilas, Atelier-Museu Júlio Pomar, (Lisboa, PT, 2019); Debaixo do Vulcão, Sonae Art Cycles, MNAC (Lisboa, PT, 2016); Lava Grotto, A.V. Festival (Gateshead, UK, 2016); Pássaros do Paraíso, XXX Bienal de São Paulo (BR, 2012). Entre as coletivas em que participou, destacam-se: Carnivalesca—what painting might be, Kunstverein in Hamburg (DE, 2021); Caos e Ritmo #1, CIAJG (Guimarães, PT, 2020); What is going to happen is not the future, but what we are going to do, ARCO Madrid (ES, 2017); 4th Ural Industrial Biennial of Contemporary Art — New Literacy (Ekaterinburg, RU, 2017); Destination Wien 2015, Kunsthalle Wien (AU, 2015); When elephants come marching in, (Amsterdão, NL, 2014); CCC: Collecting Collections and Concepts, (Guimarães, PT, 2012); 8th Gyumri Biennial parallel histories (AW, 2008).

Jack Mugler

Artista multimédia que prossegue uma trajetória transdisciplinar para criar projectos experimentais que alinham vários campos de investigação — artes visuais, moda, cinema e ilustração. Na sua pesquisa, Mugler engloba colagens, performances e instalações que questionam a iconografia do poder e a construção da identidade a partir do consumo, da opulência, da idolatria e do fetiche das imagens, na sua confrontação com o vazio existencial e com os percalços de reconstrução da identidade numa era de pós-verdades. Entre os seus projetos mais recentes, destacam-se a exposição individual Artifício Visceral (2018), na Casa Pau Brasil, em Lisboa, e Gold Strike, Zona de Coexistência FEA: Festival de Espaços de Artistas 2019, em Lisboa. Mugler integra a comunidade NowHere, uma iniciativa experimental para pesquisas, trocas, reflexões e práticas em arte contemporânea. Nasceu na cidade de Pernambuco no Brasil, vive e trabalha em Lisboa.

Miguel Mesquita

(Coimbra, 1990) é curador e consultor cultural. É Licenciado e Mestre em Arquitetura e Mestre em Estudos Curatoriais pela Universidade de Coimbra. Em 2013 integrou o Centro de Estudos Sociais como Jovem Investigador em projetos interdisciplinares com foco nas áreas de arquitetura, sociologia e arte. Iniciou o percurso curatorial no Museu de Serralves com o curador João Ribas, tendo colaborado em diversas exposições. Foi Diretor Artístico na galeria Baginski entre 2015 e 2018. Entre as exposições que comissariou destacam-se: Through Windows (2020); Shiu! O dialogo do Silêncio (2019); Água, Vinho e Coroas de Flores (2019); Force, Strenght, Power (2017); Contenção, Dispersão (2016), a última exposição individual em vida de Arthur Luiz Piza. Desde 2018 é consultor cultural do Programa Paralelo da ARCOlisboa. Participa como moderador em conferências sobre arte e arquitetura e escreve regularmente para revistas, catálogos e outras publicações de arte.

Odete

Opera nos domínios da música, artes visuais, performance e teatro. Frequentou a Academia Contemporânea do Espectáculo no Porto, na vertente de interpretação, e licenciou-se em artes visuais e performativas na Universidade de Lisboa. Realiza performances e exposições desde 2015 em espaços como a MalaVoadora, Porto; Teatro Municipal do Porto – Rivoli; Teatro do Campo Alegre, Porto; SKOGEN, Gotemburgo; e Electra Palace, Atenas. Em 2021, venceu a primeira edição do prémio RExFORM – Projeto Internacional de Performance, uma parceria BoCA Bienal e MAAT, com o projeto On Revelations and Muddy Becomings. O seu trabalho musical já foi ouvido um pouco por toda a Europa, em clubes como o Berghain em Berlim e o Subaccultcha em Amsterdão, e em apresentações no Boiler Room. É agenciada pela Filho Único e editou EPs como Water Bender (New Scenery, 2020), Amarração (Rotten:Fresh, 2019) e Matrafona (Naivety, 2018). Fez música e trilhas sonoras para projetos de Raquel André, Luara Learth Moreira, Dinis Machado, André Godinho, Jota Mombaça e knowbotiq. Como performer, colaborou em Cyborg Sunday de Dinis Machado, O Despertar da Primavera do Teatro Praga e Boeing 7232 de Gonçalo Lamas. Odete integra o projeto europeu SHAPE platform 2021-2022.

Pedro Barateiro

(Almada, 1979) vive e trabalha em Lisboa. Trabalha com uma variedade de técnicas que vão do desenho à escultura, passando pelo filme, performance e escrita. O seu trabalho tem-se centrado na tentativa de desconstruir as narrativas binárias do pensamento e cultura ocidentais. Realizou exposições individuais em museus e instituições como: Kunsthalle Basel; Museu de Serralves; Kunsthalle Lissabon; REDCAT; Museu Coleção Berardo; Pavilhão Branco/Museu da Cidade; Netwerk Aalst; Basement Roma; Kettle's Yard; Parkour; Lumiar Cité; e Spike Island. Participou em exposições coletivas como: 13ª Sharjah Biennial; 29ª Bienal de São Paulo; 16ª Bienal de Sidney; e 5ª Bienal de Berlin. As suas performances foram apresentadas no Centre Pompidou, Théâtre de la Ville, L’école nationale supérieure des beaux-arts/ENSBA e Fondation Ricard (Paris); 98Weeks (Beirute); ZHdK (Zurique); Teatro São Luiz (Lisboa); SESC Pompeia, Centro Cultural São Paulo e na Galeria Vermelho (São Paulo). O seu trabalho está presente em diversas coleções privadas e públicas, tais como: Deusche Bank Collection; Fundação EDP; Museu de Serralves; Fundación ARCO; Fundación “la Caixa”; e Fundação Calouste Gulbenkian. Barateiro organiza eventos e exposições no espaço Spirit Shop iniciado por si e anexo ao seu atelier na Rua da Madalena, em Lisboa.

Peter Hanenberg

Dirige a Católica Doctoral School (CADOS). É Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Bamberg, na Alemanha, em 1993, e, desde 2006, Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Entre 1988 e 1995, foi assistente no Instituto de Literatura Alemã Moderna da Universidade de Bamberg, e, entre 1995 e 2006, coordenou a Área de Estudos Alemães da Faculdade de Letras da UCP em Viseu. Entre 2006 e 2010 foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos (APEG). Publicou inúmeros livros e artigos sobre a literatura e a cultura europeia desde o século XVI, investiga a ideia da Europa e a sua representação, bem como o diálogo entre Ciências Cognitivas e Estudos de Cultura.

Rita Natálio

Artista e pesquisadora. Lésbica não-binária. Os seus espaços de prática relacionam poesia, escrita ensaística e performance. Doutorando em Estudos Artísticos na FCSH-UNL e Antropologia na USP, com bolsa FCT, pesquisa desde 2014, o recente debate sobre o conceito de Antropoceno e o seu impacto sobre a redefinição disciplinar e estética das relações entre arte, política e ecologia. Estudou Artes do Espetáculo Coreográfico na Universidade de Paris VIII e é mestre em Psicologia pela PUC-SP onde estudou as relações entre imitação e invenção na obra de Gabriel Tarde. A partir da sua pesquisa doutoral, realizou uma série de conferências-performance, entre elas Antropocenas (2017) com João dos Santos Martins, Geofagia (2018) e Fóssil (2020). Publicou também dois livros de poesia: Artesanato (2015) e Plantas humanas (2017). Em 2019, participou de um grupo curatorial fomentado por Ailton Krenak que organizou Ameríndia: percursos do cinema indígena no Brasil na Fundação Calouste Gulbenkian, uma mostra que trouxe 5 cineastas indígenas a Portugal e apresentou mais de 30 filmes de produção indígena. Em 2020, co-organizou o seminário Re-politizar o Antropoceno dentro do projeto internacional Anthropocene Campus Lisboa e junto com Davide Scarso e Elisabeth Johnson, um projeto originado no HKW em Berlim e atualmente disseminado em diversas instituições culturais. Co-organiza com André e.Teodósio a chancela editorial Ed.______  que resulta da parceria Sistema Solar/Teatro Praga e que tem como foco as artes performativas e os sistemas de poder e protesto na atualidade. Colabora regularmente com o jornal de artes performativas Coreia.

Rodrigo Ribeiro Saturnino

É sociólogo digital, artista e ativista gráfico. É Doutor em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Mestre em Comunicação e Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Atualmente trabalha como investigador Pós-doc em Comunicação, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, na Universidade do Minho, em que estuda a economia da partilha e o racismo algorítmico através de plataformas digitais da Internet, como Airbnb, Blablacar e Uber. Entre as suas múltiplas publicações, destacam-se A construção do imaginário social dos imigrantes brasileiros em Portugal nas redes sociais da internet: o caso do Orkut (2016) e A Política dos Piratas: Informação, culturas digitais e identidades políticas (2017). Colabora como designer gráfico para projetos focados na celebração da cultura negra e no combate ao racismo, como a Festa Bee, Projeto Morar: Movimento de Rua Antirracista, Grupo Educar e o Nneka: Gabinete Virtual de Apoio às Mães. No campo da arte, desenvolve um projeto na área da pintura, da ilustração e da arte urbana onde utiliza o homoerotismo e o prazer como ponto de partida para uma reflexão crítica sobre ideais em torno de uma masculinidade.

Sofia Lemos

É curadora, escritora e investigadora. É a primeira curadora da “Remedios”, um novo instituto de artes, ecologia crítica e justiça social, criado pela Thyssen-Bornemisza Art Contemporary (TBA21) em colaboração com a Universidad Complutense de Madrid. É curadora do Programas de Públicos e Pesquisa da Nottingham Contemporary, onde lidera a parceria entre a University of Nottingham e a Nottingham Trent University, e é Editora Associada do The Contemporary Journal. Recentemente, Lemos colaborou como Curadora Associada de Programas Públicos para a 2ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Riga (2020), e co-editou a assembleia METABOLIC RIFTS (Atlas Projectos, 2019), e a monografia Musa paradisiaca: Visões do Mal-entendido (Livros Bom Dia, 2018/2021).

Tita Maravilha

É artivista híbrida e inventora de universos. Mulher transvestigênere brasileira ou a lenda da garota “Pau Brasil”. Através da ideia de corpo político, traz em seus processos artísticos as dores e as delícias de ser um corpo dissidente. É atriz, cantora, performer, palhaça e apresentadora. Licenciou-se na Universidade de Brasília, onde integra o grupo de pesquisa LPTV: Laboratório de performance e o teatro do Vazio, gerido por Simone Reis. Integra as bandas brasileiras Cantigas Boleráveis e Rainhas do Babado. Desenvolve juntamente com a artista CIGARRA o projeto de música eletrónica e performance Trypas-Corassão, que já foi apresentado em espaços e eventos como: Atelier Real; Latoaria; Alkantara; Lux Frágil; Music Box; Galeria Zé dos Bois; e Festival Iminente. Em 2020 trabalhou com Carlota Lagido no espetáculo Mina (Teatro São Luís, Lisboa), com Sónia Baptista em The Anger, The Fury (Teatro São Luís, Lisboa) e com Odete no projeto On Revelations And Muddy Becomings (MAAT; Lisboa). Esteve em residência de criação no projeto All Tomorrows Parties, proposto pelo coletivo Silly Season, e na residência com curadoria de Henrique Furtado na Vila do Feital, com uma proposta em parceria com O rumo do fumo. Vive em Portugal desde 2018 e é uma artista urgente para a cena da arte contemporânea em Lisboa.

Vítor Belanciano

Jornalista, crítico de música, cronista, cientista social e professor. Foi um dos fundadores do coletivo CoolTrain Crew, percursores do drum & bass em Portugal, e integrou outros projetos de música como o Clube Socialismo Tropical. Formou-se em Antropologia, com passagem pela Sociologia. Trabalha há cerca de vinte anos no jornal Público onde aborda a cultura como uma “mistura de assuntos”, que “atravessa linguagens, é política, economia, sociedade, música, arte, ideias, é reflexão, análise e crítica sobre as práticas, é traduzir de forma simples realidades complexas, em vez de dividir, assimilar”.

 


Coordenação Editorial

Celina Brás


Direção Artística

Ana Cristina Cachola


Curadoria de Comunicação

Sílvia Escórcio


Design Gráfico

Vera Velez


Programação Web

Tiago Balas

Apoio

Direção-Geral das Artes | Ministério da Cultura 

Parcerias

Alkantara 

CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura | Universidade Católica Portuguesa

DuplaCena

Fluent  

Galeria Zé dos Bois

Guimarães

Hangar: Centro de Investigação Artística

Maat: Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Solar: Galeria de Arte Cinemática

O Armário

 

Voltar ao topo