2 / 16

Sobre a possibilidade das agências de arte

pedronevesmarques_aprender-a-viver-com-o-inimigo-thepudicrelationbetweenmachineandplant_2016_still3.jpg
Markéta Stará Condeixa

Pedro Neves Marques, artista e escritor, é um dos poucos artistas portugueses que lida activamente com os temas do ambientalismo e da ecologia e as suas relações com os ecossistemas naturais, fontes de energia, gestão e políticas energéticas. Através dos seus textos, filmes e instalações, Pedro Neves Marques reflecte sobre as origens da actual economia neoliberal, analisando o seu ecossistema que conhece no fluxo de capital e no conceito de crescimento exponencial contínuo os seus alicerces, tema que explora, por exemplo, no vídeo The Limits of Growth de 2013. Aqui somos confrontados com uma série de modelos sistémicos que projectam a economia futura, identificando ao mesmo tempo alguns dos elementos-chave que determinam esse crescimento, sendo naturalmente a tecnologia um dos principais temas em análise. A prática actual do artista passa assim pela análise crítica do uso da tecnologia como instrumento crucial na manutenção do crescimento económico e como dispositivo para a geração de lucro, desvendando também alguns dos princípios destas acções e as consequências sobre o natural e o indígena - um resultado directo destas acções humanas.

A actual exposição no Museu Coleção Berardo, a maior do artista até à data, com curadoria de Pedro Lapa, tem um título apropriado. Aprender a viver com o inimigo apresenta sobretudo trabalhos novos, em que a maioria recorre à imagem em movimento. O tema da tecnologia e o seu impacto na vida manifesta-se através da sua utilização na agricultura, ao abordar especificamente o tema das plantações transgénicas e de organismos geneticamente modificados, cujas características ambientais, políticas, económicas e éticas servem de pilar central e ponto de partida para a exposição. As técnicas da engenharia bioquímica são exemplificadas aqui a partir da indústria do milho que, para além da soja e do algodão, é uma das principais plantações transgénicas produzidas pelas actuais indústrias agrícolas. Produzidas com a intenção de gerar maiores lucros e um menor risco durante o período de crescimento (o ADN das plantas transgénicas foi modificado de forma a estender o tempo de conservação e aumentar a qualidade e o rendimento, produzindo plantas que são resistentes a pesticidas e a tensões bióticas e abióticas), o principal objectivo da indústria alimentar é o de um crescimento exponencial das produções. Como tal, as terras indígenas estão a ser poluídas por sementes estéreis e plantações transgénicas, garantindo, por um lado, maiores lucros às indústrias e, por outro, expondo o habitat natural a um maior risco. Neste caso, o perigo é maior justamente devido à invisibilidade do poder colonisador, criando uma ilusão de um futuro de ficção científica, que na verdade determina o presente já pós-humano e pós-natural. Narrado através de um diálogo íntimo entre um andróide não-humano e plantações de milho transgénico, YWY, the Android (2017), o vídeo final da exposição para o qual todos os outros trabalhos convergem, é uma peça seminal da exposição, sugestiva de um novo e reconfigurado conjunto de relações entre o natural e o artificial. O trabalho destaca a invisibilidade dessa acção colonial, cujos mecanismos são explorados desta vez através de técnicas documentais em Aprender a viver com o inimigo (2017). A sua invisibilidade torna impotente uma reacção, aumentando consequências potenciais, estejam elas relacionadas com o ecossistema ambiental ou com a economia do humano e do sujeito natural.

noticia_site.jpg
Pedro Neves Marques, YWY, a Androide. Vídeo, 7’ 30’’, som. Cortesia do artista e Museu Coleção Berardo.

A utilização de uma combinação de estratégias da ficção e do documentário nos seus filmes e vídeos e o confronto entre si introduz uma tensão singular entre as peças da exposição, produzindo ao mesmo tempo uma incerteza característica à permutabilidade entre o natural e o artificial, entre o robótico e o orgânico. Esta tensão é aprofundada em ambos os lados daquilo que parece funcionar, por um lado, como um escudo protector e, por outro, como canal conceptual entre as várias partes da exposição (Untitled (Greenhouse/Pipeline), 2017). Produzida em colaboração com Nuno da Luz a partir de uma pilha de mantas isotérmicas, de um dos seus lados somos confrontados com um vídeo do mosquito Aedes Aegypti (Aedes Aegypti, 2017) - um insecto geneticamente modificado e transmissor do vírus Zika - e do outro com documentação laboratorial de uma planta “sensível” que reage ao suave toque de uma mão robótica (The Pudic Relation Between Machine and Plant, 2016). Enquanto que no primeiro vídeo vemos o mosquito a sugar sangue, seguido por um acto de cópula sugestivo dos perigos associados à inevitável perda de controlo sobre os organismos geneticamente modificados e o seu devastador impacto sobre a vida natural, do outro lado do oleoduto deparamo-nos com o animismo de uma planta que interage com um objecto supostamente morto - um objecto pós-humano. A relação do morto com o vivo é aqui comutativa, tornando essa classificação de certo modo obsoleta. A conotação sexual abordada na interacção entre a mão robótica e a planta funciona como um espelho do acto reprodutor dos dois mosquitos encontrado no vídeo anterior, criando assim uma dicotomia perfeita entre as duas peças, e jogando ao mesmo tempo com múltiplos sentidos e percepções sobre a visibilidade e invisibilidade do pós-humano e do pós-natural e as consequências que essa invisibilidade poderá ou não ter.

Embora evitando um certo sentido narrativo ou uma sobredocumentação, e explorando os campos das ficções especulativas, Aprender a viver com o inimigo encontra-se bastante ancorado à realidade, cujas partes aparentemente invisíveis a exposição ajuda a trazer à superfície, lembrando-nos de que a agência na arte não é uma ficção mas que pode ser também uma realidade do presente.

Markéta Stará Condeixa

Curadora e crítica de arte, Markéta Stará Condeixa (1985) vive e trabalha entre Praga, na República Checa e Lisboa. É fundadora e curadora do projecto SYNTAX - um espaço independente sem fins lucrativos, em Lisboa, dedicado à apresentação e produção de práticas artísticas contemporâneas. Contribuiu com os seus textos para inúmeras publicaçções, como a Manifesta journal, Afterall ou SZUM magazine. Colabora regularmente com a Artforum, Flash Art CZ/SK e A2magazine.

 

Museu Coleção Berardo

 

Tradução do inglês por Gonçalo Gama Pinto

 

untitledgreenhousepipeline_1.jpg
Pedro Neves Marques, Aprender a viver com o inimigo. Vista da exposição. Museu Coleção Berardo. Fotografia: David Rato.

Original em inglês

Within the Fields of Arts Agency

Pedro Neves Marques, artist and writer is one of the few Portuguese artists actively dealing with the subject of environmentalism, ecology and its relations to natural ecosystems, energy sources, politics and to the management of political governance and power. Through his writing, films and installations Pedro Neves Marques questions the roots of the present day neoliberal economy, placing under scrutiny its ecosystem, the heart of which is the flow of capital and the concept of continuous exponential growth, as explored for example, in the artist’s video The Limits to Growth from 2013. Here we are confronted with a series of systemic models, which project the future economy, while pointing to some of the key elements determining such growth, technology naturally being one of the main subjects under scrutiny. The current practice of the artist than critically examines the use of technology as a crucial tool in maintaining economic growth and as a device for the generation of profit, while unveiling some of the principles of these actions, and the consequences up on the natural and the indigenous – a direct result of such human action.

His current, and so far largest exhibition to date, curated by Pedro Lapa at Museo Berardo is entitled fittingly; Learning to Live With the Enemy presents a series of mostly new works, majority of which speak via the medium of the moving image. The subject of technology and its impact up on life, surfaces here through its use in agriculture, specifically through addressing the subject of transgenic plants and genetically modified organisms, the environmental, political, economical and ethical earmarks of which, serve as a backbone and a point of departure for the exhibition. Biochemical engineering techniques are exemplified here up on the corn industry, this being besides soy and cotton one of the main transgenic crops produced by todays agricultural businesses. Produced with the objective of increased profits and decreased risk through out the period of growth (the DNA of transgenic plants has been modified in a way to improve shelf life, quality or yield, while producing plants, which are resistant to pesticides and biotic and abiotic stresses), the main objective of the food industry here, can be read as productions’ exponential growth. As such indigenous lands are being polluted by engineered - sterile seeds and transgenic crops, securing greater profits to industries on the one hand, while exposing natural habitat to great risk on the other. The danger is increased here namely by the invisibility of the colonising power, creating an illusion of a sci-fi future, which in fact determines the already post-human and post-natural present of the today. Narrated by an intimate dialogue between a non-human android and crops of transgenic corn in YWY, the Android (2017) the final video of the exhibition towards all other works seam to be directed, is a seminal piece of the exhibition, suggestive of a new - reconfigured set of relations between the natural and the artificial. The work points to the invisibility of such colonial action, the mechanisms of which are further explored this time however, through documentary techniques in Learning to Live with the Enemy (2017). Its invisibility renders counter-action impotent, while increasing potential consequences, may these be related to the environmental ecosystem as such, or to the economy of the human and the natural self.

Applying a mixture of fictional and documentary strategies in his films and videos and juxtaposing these against one another introduces a unique tension between works in the exhibition, while prompting an uncertainty characteristic to the interchangeability between the natural and the artificial, between the robotic and the organic. Such tension is further explored on both sides of what seams to function on the one hand as a protective shield, and on the other as a conceptual channel between the various exhibition parts (Untitled (Greenhouse/Pipeline), 2017). Produced in collaboration with Nuno da Luz from a stack of survival blankets, on its one side we are confronted with the a video of the Aedes Aegypti mosquito (Aedes Aegypti, 2017) – a genetically modified insect and a transmitter of the Zika virus. On the other, with laboratory documentation of a “sensitive” plant, reacting to the gentle touch of a robotic hand (The Pudic Relation Between Machine and Plant, 2016). While in the first video we see the mosquito sucking on blood, followed by an act of copulation, suggestive of the dangers connected to inevitable loss of control over GMOs and their devastating impact upon natural life, on the other side of the pipeline, we are faced with the animism of a plant interacting with a supposedly dead – post human object. The relation of the dead and living is interchangeable here, rendering such classification somewhat obsolete. The sexual connotation addressed in the interaction of the robotic hand and the plant, functions as a mirror to the reproductive act of the two mosquitos encountered in the previous video, creating thus a perfect dichotomy between the two works, while simultaneously playing with multiple understandings and perceptions up on the visibility and the invisibility of the post human and the post natural, and the consequences such invisibility might or might not have.

Although avoiding a sense of narrativity or over documentation and rather exploring the fields of speculative fictions, Learning to Live With the Enemy is very much rooted in reality, the seemingly invisible parts of which it allows to surface, reminding us that arts agency is not a fiction but can also be a reality of today.

Voltar ao topo