Notas e referências
Conforme explicado no texto / email introdutório enviado aos artistas, o inquérito e o projeto são livremente inspirados na obra Inquérito a 60 artistas plásticos que Julião Sarmento apresentou na exposição Alternativa Zero em 1977. Livremente porque:
— tem mais uma pergunta;
— apenas a primeira pergunta é igual;
— a (nossa) imagem foi produzida por nós e a do Julião tinha sido recortada de uma revista (ainda assim, a nossa tenta reproduzir uma imagem encontrada numa revista);
— recorremos ao email ao invés dos correios;
— a nossa obra é apresentada digitalmente em vez de fisicamente;
— não revelamos na nossa obra o nome de todos os artistas que contactámos.
A terceira pergunta é inspirada na sobejamente conhecida frase do Il Gattopardo de Tomasi de Lampedusa; ver aqui:
A quarta pergunta é literalmente apropriada de um espetáculo de João Fiadeiro; ver aqui e aqui:
Sobre os artistas convidados:
(Como em muitos outros projetos que desenvolvemos) baseámo-nos no que conhecemos e temos visto pessoalmente ao longo dos últimos anos, pelo que obviamente ter-nos-ão escapado diversos nomes, alguns até fulcrais. Também pode ter acontecido tentarmos contactar alguém e não termos tido sucesso apesar de acharmos que sim, por exemplo: termos um endereço de correio electrónico errado; a nossa mensagem ter ido parar ao spam; etc., e por esse facto não termos insistido ou corrigido esse contacto. De qualquer forma tentámos ser abrangentes nos convites que endereçámos, o que se poderá comprovar pela quantidade de respostas que recebemos.
Uma última referência consciente é um pequeno manifesto escrito pela Sturtevant a dada altura numa perspectiva negativa, "não trabalho para"; "não pretendo"; etc. etc., no qual nos inspirámos muito genericamente para a construção do nosso "poema" - porquê fizemos isto.
Para perguntar: "porque não fui contactado"; "posso responder ao inquérito"; para piropos ou críticas contactar: saramaisandre(at)gmail.com